quinta-feira, 25 de março de 2010

Praça Grande





É considerada por muitos como a mais bela praça do mundo.
Podemos observar o edifício dos paços do concelho com as suas estátuas que parecem saudar quem por lá passa. Elas contam a história atormentada de Bruxelas, da Flandres e da Valónia. "Lá estão representados Evrard t'Serclaes, libertador da cidade em 1356 e Ferdinando de Habsburgo, irmão do poderosíssimo Carlos V; um pouco mais acima ergue-se aquele que foi o pintor oficial da cidade sob o domínio dos duques da Borgonha, Roger van der Weyden." (Dupuis-Panther, Ferdinand, Património da Humanidade - Os sítios naturais e culturais inscritos na lista da UNESCO, Círculo de Leitores, Volume 6, 2000).
Nos dias 13 e 14 de Agosto de 1695 a praça ficou completamente destruída após os bombardeamentos da artilharia francesa, comandada pelo Marechal de Villeroy.
Após a reconstrução, a praça recuperou toda a sua magnitude.
Em 1998, a praça foi inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Lucchetti d'amore




Quem passa pela Ponte Pietra tem a oportunidade de ver alguns (muitos) cadeados ou aloquetes.
Trata-se de uma forma de declaração de amor eterno proferida pelos casais, em que os cadeados, com os nomes do par, simbolizam a eternidade.
Segundo consta, foi em Roma, na Ponte Milvio, que se iniciou a tradição dos Lucchetti d'amore (os cadeados do amor). Depois do cadeado colocado a chave é atirada ao rio para imortalizar o seu amor. As pontes, como símbolo de relacionamentos, pois ligam duas partes, são os locais preferidos para este acto simbólico.
Tirada na Ponte Pietra, sobre o rio Adige, em Verona (Itália), cidade romântica onde decorre a história da peça "Romeu e Julieta" de William Shakespeare.

Ponte dos Suspiros



Segundo a lenda, o nome provém das lamentações que os condenados proferiam quando passavam pela ponte e viam pela última vez, aquilo que só voltariam a ver anos mais tarde: a luz do dia, o mar e a liberdade.
É uma pequena ponte, que se situa próximo da Piazza de San Marco (Veneza, Itália), construída no século XVII, que liga o Palazzo Ducale (também conhecido como Palácio do Doge) e as Prigioni Nuove (Prisões Novas).
Esta ponte faz parte do trajecto que os condenados tinham de percorrer desde o palácio, sede dos tribunais, para as prisões.
Esta é a perspectiva que os condenados teriam ao passar pela ponte.

segunda-feira, 8 de março de 2010

À noite...



Passear pelas suas ruas, que são canais, já por si é uma experiência interessante... Não há carros, não veículos motorizados de duas rodas, nem sequer bicicletas. É um descanso. Essa experiência é ainda mais gratificante à noite. Tudo está calmo e tranquilo. Praticamente não existe movimento de qualquer espécie.
É uma das poucas cidades do mundo que pode ser descrita como verdadeiramente única, que está construída sobre os bancos de areia criados pelas correntes do Adriático na laguna Veneta, onde as belas construções se afundam ano após ano.
Foi em tempos uma poderosa república marítima, onde existem exemplos extremamente significativos da arquitectura gótica e renascentista. A cidade tem cerca de 170 canais, 400 pontes e 118 ilhas.
Está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.
Foi o berço do nascimento de conhecidos arquitectos, pintores, músicos e papas.
Fotografia tirada na Fondamenta Minotto, em Veneza.