sexta-feira, 19 de junho de 2009

Braga III



Foi fundada em 1894, no dia 12 de Outubro.
Ainda hoje está em funcionamento e com uma gama alargada de produtos. Todos eles são usados ingredientes de origem vegetal e não são testados em animais.
É a "Saboaria e Perfumaria Confiança", em Braga, onde desde sempre trabalharam muitos dos chefes de família de Nogueiró, que puderam assim abandonar a miséria dos campos e dar uma vida melhor aos seus filhos.
A fábrica da "Saboaria e Perfumaria Confiança" é hoje o mais importante marco da história da indústria bracarense, sendo uma das últimas fábricas do país deste género e o único exemplar deste tipo de fábricas da cidade, sendo de enorme valor pela sua arquitectura industrial rara e por ser uma das memórias da cidade. Um lugar para o qual existem projectos, mas ainda nenhum concretizado, para além de ser o único espaço (ou dos raros) onde se poderia desenvolver um projecto de Arqueologia Industrial em Braga.
Outras fábricas do género (para além de outros tipos de edifícios) que existiam em Braga foram demolidas, para dar lugar a prédios de habitação e centros comerciais.

Sem comentários: