
Durante um passeio de domingo fui parar ao Farol de Montedor, situado no promontório do mesmo nome, na freguesia de Carreço, Viana do Castelo.
Estava com o Humberto e ficamos ali a olhar para a construção. Como a curiosidade era maior, batemos à porta e atendeu-nos o faroleiro. Depois da troca de meia dúzia de palavras, o senhor convidou-nos a entrar e a conhecer todo o edifício.
Ficamos a saber que foi edificado em 1910, reformado e actualizado em 1947, mas o planeamento da sua construção é já do século XVIII, por ordem do marquês de Pombal, que chegou a emitir o respectivo alvará em 1758.
A torrinha envidraçada onde se situam os equipamentos ópticos (sendo um dos pouquíssimos faróis nacionais com o equipamento óptico original), fica a 103 metros de altura, de onde se tem uma vista deslumbrante. O feixe luminoso é visível a cerca de 41 km de distância. No caso de falta de luz ou se a lâmpada do farol fundir, existe um sistema autónomo que entra imediatamente em funcionamento, para produzir energia ou fazer a substituição automática da lâmpada. Em caso de falha, o sistema passa a funcionar manualmente, onde uns pêndulos em pedra mantêm a rotação do feixe luminoso a uma velocidade correcta e de precisão milimétrica.
Os poucos faroleiros existentes no país têm de fazer a manutenção dos faróis. Este encontra-se num impecável estado de limpeza e conservação. O corrimão das escadas de acesso ao topo da torre brilhava.
A foto foi tirada ao interior da torre a partir da base.
1 comentário:
Foi sem dúvida um passeio agradavel, mas mais agradavel foi conhecer por dentro o farol. Com esta visita enriqueci muito os meus conhecimentos. Obrigado Amigo...
Enviar um comentário