terça-feira, 2 de junho de 2009

Recordações



Nos dias 28, 29, 30 e 31 de Maio, decorreu em Braga, mais uma feira romana.
Andava eu a passear quando me deparei com uma série de brinquedos em madeira, iguais aos que usei durante os meus tempos de infância. Já há muito tempo que não via um pião à venda e ali à minha frente estava uma caixa cheia deles. Não resisti a fotografa-los.
Quem é que nunca jogou ao pião?
É de madeira rija, redondo na parte superior, adelgaçado para baixo, termina numa ponta onde se cravava um prego (o bico ou ferrão). Uma coisa essencial era ter uma baraça para o pôr a girar. Enrolava-se a baraça à volta do pião, começando pelo ferrão até à parte mais bojuda. Depois de enrolada a baraça, segura-se na mão com o bico para cima, lançando-se depois ao chão com um impulso e o jeito necessário para o fazer girar. Havia alguns rapazes que faziam as suas próprias baraças com fio entrelaçado.
Uma das formas de jogar consiste em traçar no chão uma linha de partida e uma pequena cova a cerca de quinze ou vinte metros de distância. Durante o jogo importa arrastar o pião que está no chão até à cova. Quem atira o pião tenta logo à partida atingir o outro pião de forma a que este se vá deslocando na direcção correcta.
Uma das formas de escolher o primeiro a jogar era a partir de uma cruz desenhada no chão. À vez cada um lançava o seu pião. O primeiro a jogar é aquele cujo pião fica mais próximo da intersecção da cruz desenhada.
Para os mais curiosos, podem encontrar mais informações sobre as regras do jogo, no livro "Monografia de Valpaços" de A. Veloso Martins (edição da Câmara Municipal de Valpaços).

1 comentário:

xandrinha disse...

Nostálgico......