domingo, 28 de junho de 2009

São Bento da Porta Aberta



Deve ter sido a segunda vez que lá entrei e subi ao altar onde está a imagem do São Bentinho, como é carinhosamente tratado pelos locais.
Segundo a tradição, uma das explicações para a designação é o facto de a porta da ermida aparecer sempre aberta, depois de ter sido fechada ao final do dia. Como as fronteiras de Portela do Homem e do Lindoso ficam perto, eram muitos os fieis que vinham do lado espanhol. Quando chegavam à localidade de Rio Caldo não tinham onde pernoitar, pelo que era São Bento que abria a porta para dar guarida aos peregrinos que vinham até ele.
A primitiva capela terá sido construída em 1614 sobre um nicho em honra do santo e em 1880 procedeu-se à reconstrução do templo actual e depois em 1998 foi construída uma cripta.
Das muitas práticas que os devotos cumprem na romaria a São Bento, uma delas consiste em beijar os pés da imagem do santo e o corvo que se encontra a seu lado, que segundo a tradição lhe roubou o pão envenenado, salvando assim o santo da morte. Outras das práticas é a peregrinação em direcção ao santuário. Vários caminhos foram traçados ao longos dos anos em conformidade com a região de onde provinham os romeiros. Assim, existem os caminhos do Formigueiro, das Pontes, de Montalegre, de Vilar da Veiga, de Lobios, entre outros. Nestas caminhadas, para além do sacrifício, ainda existe o costume centenário de se oferecerem grandes quantidades de sal, mas há também quem ofereça cravos vermelhos (promessa pela cura das verrugas), ou mesmo animais (galinhas, coelhos, cabritos, etc.), ouro e partes do corpo em cera.
O culto a São Bento deve a sua origem aos Monges de Santa Maria do Bouro
É o fundador da Ordem Beneditina e o Padroeiro da Europa e Patriarca dos Monges do Ocidente.
Vale a pena visitar por todas as razões, incluindo a paisagem.

1 comentário:

xandrinha disse...

Paxei por cá.....bjs