quinta-feira, 11 de junho de 2009

Via da Prata do Caminho de Santiago de Compostela



Mais uma vez o Caminho de Santiago. Desta vez pela Via da Prata a partir da fronteira de Vila Verde da Raia (Chaves). Fui com o Guilherme e com o António.
O primeiro marco que encontramos, logo em Feces de Abajo, indicava que ainda faltavam 199,355 quilómetros para Santiago de Compostela. Até Ourense o Caminho ficou marcado pelos três primeiros dias.
Logo no primeiro dia deparamo-nos com a falta de setas amarelas ou outras indicações da direcção a seguir, aspecto que se prolongou pelos dois dias seguintes.
O segundo dia ficou marcado pelos quarenta e tal quilómetros, grande parte deles ao longo da planície de Xinzo de Limia, com rectas intermináveis, muito calor e poucas sombras.
O terceiro foi o dia do alcatrão. Trinta e dois quilómetros em estrada, com o alcatrão a ferver, muito calor e bolhas nos pés... foi um dia muito duro.
Por fim chegamos a Ourense e a partir daí tudo mudou. Etapas com distâncias aceitáveis, grande parte do percurso por caminhos florestais e com bastante sombra e muitas aldeias e locais pitorescos.
Para recordar ficam os albergues de Cea e de A Laxe (ambos espectaculares), o jantar no albergue de Sandiás e o jantar em Cea, o almoço em Ponte Mandrás, os pequenos-almoços em Tamaguelos (onde abriram uma tasca prepositadamente para nos servirem um bocadillo de presento e um copo de vinho branco rasca), em Penaverde (uma empanada de bonito com vinho tinto da região e onde encontramos o Sr. Magalhães, natural da freguesia de Possacos, do concelho de Valpaços) e em Oseira (no Bar Venezuela), as "pequenas" subidas de Cachaxuas (logo à saída de Ourense) e de Puente de Ulla, a ponte romana de Taboada sobre o rio Deza e os quatro alemães (um grupo de três homens e uma senhora a quem diariamente íamos deixando mensagens).
Foi de qualquer forma uma experiência gratificante, em boa companhia e se possível a repetir por outro percurso.
Das três mil e muitas fotografias destes oito dias, ficam estas doze que de uma forma muito superficial resumem os dias do Caminho.

Sem comentários: