domingo, 19 de julho de 2009

Fonte do Ídolo



É um monumento rupestre de cariz religioso e é o santuário deste tipo mais relevante da Península Ibérica, também conhecido por Tanque do Quintal do Ídolo.
Foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e por Decreto-Lei de 1970 foi determinada uma zona de protecção à volta do monumento.
Ainda não se conhece muito bem a história da sua descoberta. Embora seja um monumento da época romana, não aparece mencionado no mapa de Georg Braun, de 1594, onde se podem ver diversas referências a pontos da cidade romana. Em 1634, o arcebispo Dom Rodrigo da Cunha publica a "História eclesiástica dos arcebispos de Braga", onde também não aparece nenhuma referência ao monumento. Apenas em 1728, Jerónimo Contador de Argote, faz uma descrição detalhada e ilustrada na sua obra "Memórias para a história eclesiástica do arcebispado de Braga".
Segundo a interpretação feita por alguns autores, o monumento terá sido mandado construir por Célico Fronto, originário de Arcóbriga (Monreal de Ariza, Saragoça), pertencia ao clã dos Ambimógidos, e que terá vivido em Bracara Augusta no século I, onde desempenhava a profissão de restaurador de edifícios. Ainda segundo Francisco Sande Lemos, seria um monumento particular integrado numa domus suburbana (a residência do próprio Célico) e segundo Manuela Martins, poderia ser um santuário público mandado edificar por Célico Fronto para usufruto da comunidade local, sendo um dos raros exemplos de evergetismo (o senso de "generosidade" característico dos notáveis antigos) na cidade romana de Bracara Augusta.
A fotografia foi tirada no dia de inauguração do projecto de conservação e valorização da Fonte do Ídolo, em 2006.
Fica na Rua do Raio, n.º 390, em Braga.

Sem comentários: