terça-feira, 8 de junho de 2010

Aldeia do Pontido



O rio Vizela nasce no Alto de Morgaír (Gontim, Fafe) e percorre cerca de quarenta e cinco quilómetros até desaguar no rio Ave.
Durante o seu percurso passa por uma pequena aldeia que durante cerca de trinta anos esteve abandonada, estando de novo viva e servindo como turismo de aldeia.
Depois de recuperada foi inaugurada no dia 03/10/2009, pelo Presidente da Câmara Municipal de Fafe.
A aldeia proporciona um óptimo descanso, onde se pode ouvir cantar o rio de águas límpidas e o chilrear dos pássaros, fazer um dos percursos pedestres assinalados, dar um mergulho nas águas da Barragem da Queimadela ou simplesmente usufruir das suas praias fluviais.
Depois da barragem é possível ver as olas, uma curiosidade natural, onde o rio desaparece debaixo de uns enormes penedos, para ser visível uns cem metros à frente.
O aldeamento turístico possuí cinco casas recuperadas, respeitando a traça original e utilizando os materiais tradicionalmente utilizados na região, um alpendre e um espigueiro (transformados num Centro de Interpretação Ambiental), um restaurante, um moinho e o pisão, onde é possível ver a técnica de funcionamento de ambos e perceber a dinâmica da economia rural.
Tive o prazer de ali pernoitar, usufruir da Aldeia do Pontido por um dia e proporcionar uma surpresa.
Não deixes de conhecer a aldeia que "trouxe até aos nossos dias memórias de um passado que já não existe".
Um exemplo a seguir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quando algo sobre o Piago?
Beijocas

Ju