terça-feira, 22 de junho de 2010

Girassol



Cresce de uma forma rápida, e a flor abre-se vistosa, impõem-se pela beleza e pelo seu enorme tamanho.
O seu caule pode atingir cerca de três metros de altura.
A flor pode ter cerca de trinta centímetros de diâmetro.
Sobressai também por um certo ar de mistério. É mágica no poder de girar sobre a sua própria haste para mirar sempre o sol (comportamento conhecido como heliotropismo), que parece querer imitar na forma e disposição das pétalas douradas, longilíneas e numerosas como raios de luz.
É uma planta originária da América do Norte e América central, cultivada pelos povos indígenas para alimentação e para fins medicinais e foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.
Foi introduzido na Europa pelos espanhóis durante o século XVI, inicialmente para fins ornamentais e mais tarde com outros fins.
Das sementes é extraído o óleo de girassol e biodiesel sendo o resto da planta completamente aproveitável. As suas folhas podem ser utilizadas na agricultura biológica para impedir o crescimento de ervas daninhas (fenómeno da alelopatia).
É considerada uma flor simbólica que significa: fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria acredita-se que a sua semente cura a infertilidade; se as sementes forem colocadas na beira da janela da casa onde viva uma mulher grávida, nascerá um homem. Em Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
Hoje recebi uma lata com uma semente de girassol. Basta regar e ele irá germinar. Uma prenda com vida.
Obrigado a quem se lembrou.

1 comentário:

Anónimo disse...

E sabes?
O teu riso, faz-me sempre lembrar o sol...
Beijinho

Julieta lino