sábado, 16 de fevereiro de 2013

Alheira

 

A alheira é um enchido típico da culinária tradicional portuguesa.
A mais famosa é a de Mirandela e foi eleita como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. No entanto, sendo a alheira típica da Terra Fria, torna um pouco duvidosa esta ligação a Mirandela, que pertence à Terra Quente transmontana.
Para grande parte dos transmontanos a alheira é consumida grelhada na brasa, acompanhada de batata e grelos cozidos, regados com um fio de azeite.
Nos finais do século XV os judeus expulsos de Castela instalaram-se em Trás-os-Montes. Quando a Inquisição iniciou a perseguição aos judeus portugueses, estes viram-se na necessidade de se converter ao cristianismo, adoptando os seus costumes, pelo menos na aparência. Como a religião os impedia de consumir a "impura" carne de porco, tornando-se facilmente identificáveis pelos perseguidores por não fazerem nem fumarem os habituais enchidos de porco. Assim, criaram um enchido parecido com os de porco, substituindo esta carne por uma grande variedade de carne de aves, vitela, coelho e outras.
A receita acabaria por se popularizar entre os cristãos, que lhe juntavam a carne de porco e o alho.
O Abade de Baçal chegou a designar a alheira como o chouriço judeu.
Estas são da "colheita" de 2013 da mãe e da tia Amélia.
No concelho de Barcelos existe a freguesia Alheira.

3 comentários:

Maria do Sol disse...

Este post, fez-me subir o colesterol...só de pensar!!!! :-)
Beijinho

cpontoal disse...

... e como é que se chegam a elas? Cá por mim, por alheiras vou à China. lol

Miguel Moura disse...

As alheiras, assadinhas ao lume, entre estrafogueiros e potes de ferro forjado, fazem-me lembrar os meus tempos juvenis, em que era apaparicado em mordomias em casa da minha tia Zeferina...