domingo, 20 de junho de 2010

Góios



Era um domingo e regressava da praia. O dia estava quente e o Carlos decidiu regressar pelas estradas municipais, que serpenteiam por entre os campos de milho... visita-se o país e as estradas são sempre mais frescas em relação às vias rápidas.
Ao passar pela freguesia de Góios, Barcelos, chamou-nos a atenção um pequeno palco onde actuava uma estranha banda e um grupo de pessoas à volta de mesas e assadores.
Quando nos aproximamos, e depois de algumas perguntas, ficamos a saber que era uma festa organizada pela Junta de Freguesia de Góios e aquela era a Banda do galo.
Nos tempos que vivemos é muito raro encontrar uma festa com comida gratuita (sardinhas assadas, barriguinhas, salsicha fresca e fêveras), pão para todos os gostos (incluindo broa de milho ainda quente), finos a cinquenta cêntimos e refrigerantes a vinte cêntimos, em copos de 25 cl.
Vale a pena passar por aqui, apreciar as vistas e ter a sorte de encontrar uma destas festas.
A freguesia tem por orago Santa Maria, sob a invocação de Nossa Senhora da Expectação ou do Ó, como vulgarmente é mais conhecida, culto muito generalizado em Portugal e Espanha e que vem do tempo dos godos.

1 comentário:

Unknown disse...

Excelente forma de terminar o dia! Só mesmo para aqueles que nasceram com "ele" virado para a lua!